A FELICIDADE é uma busca que depende, sobretudo, da força interior
que há em cada pessoa!

Pequenas atitudes, por mais bobas que possam parecer, são valiosas e tornam-se
grandiosos passos no caminhar desta conquista.

Arrisque-se!!! Aventure-se!!!





Por mares nunca dantes navegados...or pesquisar e conhecer o mundo!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Série Mulheres Artistas Visuais que viveram ou vivem no Amapá: Ghazia Brito


Ghazia Brito é amapaense, fez graduação em artes na Universidade Federal do Pará.  Pós-Graduada em Arte educação em Instituições culturais pela Universidade Federal do Amapá. Atualmente é professora do Centro de Educação Profissional em artes visuais Cândido Portinari – CEPAVCP.
Artista plástica e arte educadora  produz pintura, gravura e desenho com temas diversificados, com preferência para temas sociais.
começou sua arte desde  08 anos com desenho, porém fez sua primeira exposição em 91 como acadêmica. No ano 1996 retorna a Macapá participando de exposição com gravuras "xilogravura". Hoje esta utilizando mais pintura e objetos com mdf.

Titulo: interrupção
óleo sobre tela
Interrupção trás a indignação de um ser sendo retirado do útero materno, de um aborto. O ser e representado pela cor branca, ao redor dele encontra-se as ferramentas utilizadas nesta violência. Um pássaro estilizado esta representando a mão do homem que comete este crime.
esta obra faz parte do meu acervo pessoal.


Titulo: civilizações perdidas
Acrílica sobre tela
cervo: SEBRAE- Amapá


Titulo: marcas profundas
materiais alternativos sobre papel de maquete
Esta obra representa as marcas, as feridas que ficam quando perdemos alguém de modo violento.



Titulo: Indesejáveis e necessários
cera depilatória reciclada com suporte de ferro
Os pelos são retirados com cera quentes, provocando sensações de limpeza e higiene, porem eles nos protegem da transpiração, da poeira,etc.
Indesejáveis e necessários vem despertar o nojo no observador que fica incomodado por essa exposição.
Trabalho premiado no Salão de arte contemporânea do SESC Amapá( Premio de incentivo), 2010

Vivenciar I-Ghazia Brito
Vivenciar II-Ghazia Brito
Vivenciar III-Ghazia Brito



 Ghazia Brito. Título: Excremento Social. Instalação (latrina de madeira, imagens de assuntos sociais coletados em mídia impressa, espelho, e luzes). Medida: 0,40 cm x 45. Obra selecionada como participação do 9º Salão de Artes do SESC Amapá. Ano: 2012.

link resultado:




Instalação excremento social- participação no 9º Salão Sesc Amapá- 2012
Madeira, papel e colagens. 
Proposta- excremento social vem representar tudo que existe de errado na sociedade. Feito em madeira e dentro foi coladas imagens de violências para representar um deposito de excrementos, este tipo de objeto é conhecido no norte como privada( deposito de fezes).
Este objeto possui 02 orifícios, um encontra-se um espelho que reflete sua imagem como desaparecido, o outro possui uma imagem de um revolve apontando para  observador. Dentro da caixa encontra-se varias imagens de violência, catástrofe, desaparecimentos, assassinatos, mortes em geral.
 Esta instalação vem representar o que acontece de ruim na sociedade, seu sofrimento e violência, são denominados como excrementos, pois como se fosse fezes sociais. O odor da madeira incomoda o publico.
O espectador poderá sentar na instalação e ver todas as imagens na caixa, porem vai ser preciso se aproximar bastante do orifício, e isso desperta um constrangimento do publico. A obra contemporânea vem criticar e representar os podres da sociedade e tem também a finalidade de constranger e despertar o nojo do observador.
 Texto de Ghazia Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário