A FELICIDADE é uma busca que depende, sobretudo, da força interior
que há em cada pessoa!

Pequenas atitudes, por mais bobas que possam parecer, são valiosas e tornam-se
grandiosos passos no caminhar desta conquista.

Arrisque-se!!! Aventure-se!!!





Por mares nunca dantes navegados...or pesquisar e conhecer o mundo!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

IV Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual


Em dezembro de 2010, o Programa teve aprovado, pela Capes, sua proposta de Curso de Doutorado com início previsto para março de 2011. Com esta expansão passamos à denominação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E CULTURA VISUAL – MESTRADO E DOUTORADO, reforçando nosso compromisso com a formação de docentes e pesquisadores no campo da arte/cultura visual. Assim, em 2011 o IV SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM ARTE E CULTURA VISUAL com o tema: "ÉTICA, ESTÉTICA E METODOLOGIA NA PESQUISA DE ARTE E IMAGEM" celebra esta conquista. As linhas do programa foram revistas, assim como os GTs aos quais se conectam.
  • (GT1) História, Teoria e Crítica da Arte e da Imagem.
    Descrição: Estudo da arte e da imagem, sob perspectivas históricas, teóricas e críticas com ênfase nas condições de produção, interpretação e recepção dos sistemas da arte, moda e fotografia.
  • (GT2) Poéticas Visuais e Processos de Criação.
    Descrição: Estudo de linguagens e narrativas, técnicas, materiais e suportes na produção de poéticas visuais, e investigação de processos de criação e interpretação artística.
  • (GT3) Culturas da Imagem e Processos de Mediação.
    Descrição: Estudo de experiências estéticas e visuais, sua significação e interpretação em contextos educativos formais, não-formais e informais, enfatizando a investigação de práticas culturais em contextos de formação, aprendizagem e recepção de visualidades.
O GT Narrativas Visuais continua como campo transversal para a apresentação de investigações em linguagens como cinema, vídeo, animação, HQ ou narrativas híbridas intermídia - como games, HQtrônicas e web arte. Elas deverão estar necessariamente vinculadas à pesquisa acadêmica.
Na programação já temos confirmada algumas presenças. No segundo dia teremos a mesa Imagem, Poder e Método com os professores convidados Dr. Hélio Fervenza, do Instituto de Artes - UFRGS profa. Dra. Ludmila Brandão/ECCO-UFMT e o prof. Dr. Belidson Dias do Departamento de Artes Visuais e do seu Programa de Pós-Graduação em Arte. Instituto de Artes da UnB. Teremos também a presença do vídeo/artista canadense Romeo Emmanuel Gongora, CA/GT (Montréal, CA).
De novo junho nos espera, desta vez mas cedo, nos dias 1,2 e 3. Quem quiser e puder, pode de Goiânia aproveitar e dar um pulo na Cidade de Goiás onde logo em seguida acontece o FICA, Festival Internacional de Cinema Ambiental.
Datas importantes
Início das inscrições de ouvintes e comunicações: 21 de fevereiro de 2011
Fim das inscrições de comunicações: 21 de abril 30 de abril
Divulgação do resultado dos trabalhos aprovados: 2 de maio 11 de maio
Fim da taxa de pagamento com desconto: 4 de maio 13 de maio
Fim das inscrições de ouvintes: 20 de maio.
Seminário: 1, 2 e 3 de junho.
Leda Guimarães
Coordenação do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário