A FELICIDADE é uma busca que depende, sobretudo, da força interior
que há em cada pessoa!

Pequenas atitudes, por mais bobas que possam parecer, são valiosas e tornam-se
grandiosos passos no caminhar desta conquista.

Arrisque-se!!! Aventure-se!!!





Por mares nunca dantes navegados...or pesquisar e conhecer o mundo!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Exposição Centro de Artes Visuais Cândido Portinari- 2º semeste de 2016

Identidade Visual da exposição
Comunicação visual dos espaços expositivos
Espaços expográficos planejados
No Centro Cândido Portinari você aprende desenho a grafite
Desenhos a grafite
No Centro Cândido Portinari você aprende desenho em perspectiva
No Centro Cândido Portinari você aprende desenho a carvão
No Centro Cândido Portinari você aprende modelagem
No Centro Cândido Portinari você aprende pintura em aquarela
No Centro Cândido Portinari você aprende pintura espatulada.


Público na abertura da exposição
Período de matrícula para 2017.
Matriculas e rematrículas 01 a 15 de fevereiro de 2017

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Cândido Portinari- Versão ilustração- Personagem

Em 2014, nas turmas do Curso Técnico de Artes Visuais, trabalhamos em uma das avaliações a criação do personagem de Cândido Portinari na Versão Cartum. Segue abaixo alguns dos resultados criados pelos estudantes.
Cândido Portinari na versão infantil by Paulo
Cândido Portinari by Adriano
Cândido Portinari by Ediane
Cândido Portinari by Emilson e Lucas
Cândido Portinari by Ronald
Cândido Portinari by Larissa e Danilo
Cândido Portinari by Ysla

Fotos de Cândido Portinari


Aproveitando a postagem, informo o endereço eletrônico do Centro de Educação Visual Cândido Portinari, para aqueles que quiserem conhecer um pouco mais sobre os cursos que a Instituição oferece.
segue o link:


domingo, 13 de novembro de 2016

Salão de Artes do SESC Amapá- não alcançou a pré-adolescência

Ano 2012

Ano 2010


Participei na 8ª edição sendo uma das curadoras do Evento. E também participei da Coordenação do Programa de Capacitação para mediadores do salão, juntamente com Alinhe Pacheco e o Prof. Aldrin Santana.

Ano 2008

Ano 2006



Na 6ª edição, minha participação foi que, elaborei todo o projeto escrito (antes de me desligar da Instituição por conta de um concurso público). E a organização do evento ficou por conta da competência de Emanuel Franco e Thomaz Miranda.

Ano 2004



Nesta 5ª edição, quem elaborou o projeto escrito foi Maikon Richardson. E a organização toda do Evento foi realizada por mim (Carla Marinho).
É na 5ª edição, já sob minha organização, que é criada a categoria: artista homenageado/a, como forma de homenagear a produção artística amapaense. Porém, infelizmente nenhuma artista mulher amapaense foi homenageada nas edições que se seguiram, após essa. Nesta edição o artista homenageado foi Herivelto Maciel, pelo seu talento e contribuição a arte amapaense, mas também porque no mesmo ano estava com uma exposição bastante comentada e visitada pelo público na cidade.

Ano 2002

Na 4ª edição participei como artista: prêmio incentivo, juntamente com a artista Márcia Andréia. A instalação foi um prolongamento da intervenção urbana celebridades anônimas realizada em frente a 02 prédios institucionais da cidade (Palácio do Governo e Tribunal de Justiça) realizada justamente em um dia que ocorria uma abertura de um congresso nacional de jurista (Juízes). Intervenção essa, que criou maior polêmica na cidade, na época.

Intervenção urbana Celebridades Anônimas- Grupo Invólucro

É também na 4ª edição que Maikon Richardson cria o catálogo do Salão.

realizado em 2000 (data não confirmada)
realizado em 1998 (data não confirmada)
realizado em 1996 (data não confirmada)
Nas 03 primeiras edições quem coordenou os Salões, segundo informações informais foi um Sr. Chamado Lucas (Porém, não sei o sobrenome e realmente não tenho certeza se a informação é correta).
Quem idealizou o Salão de Arte?
Também não tenho essa informação no meu arquivo.
Assim...

Posto aqui lembranças do único Salão de Arte Contemporânea do Estado do Amapá, que infelizmente, deste 2012 (9ª edição) não foi mais realizado pela Instituição SESC Amapá!
Projeto de artes visuais que muito contribuía para a cidade de Macapá e para o Estado do Amapá, pois pelo fato de não termos um circuito assíduo de arte, principalmente de arte contemporânea, este Salão era de fundamental importância como por exemplo:
1- Incentivava e fomentava a produção local (na vertente contemporânea);
2-propiciava o encontro da produção de arte contemporânea de várias partes do País, e possibilitava um intercâmbio das artes amapaenses com as artes de outras Cidades/Estados;
3-Oportunizava muitíssimo o conhecimento sobre arte contemporânea, propiciando ao público o contato direto com a obra de arte, principalmente o público de estudantes das escolas públicas e privadas da cidade de Macapá.
Eu na posição de artista visual e Professora Mestra em Ensino de Artes Visuais, que vivo na região Norte- Amazônia- Brasil, só tenho muito a lamentar pelo falecimento, ainda na infância, em sua 9ª edição, deste projeto tão grandioso que tinha tudo para ir mais longe e enriquecer ainda mais a historia das artes visuais amapaense. Mas que infelizmente não é mais realizado. Projeto este que de certa forma também fez parte de minha história de vida, pois participei dele em alguns momentos.
Porém, apesar de ele não existir mais; muito contribuiu para as artes visuais amapaense. O que poderia inclusive gerar estudos científicos, como TCC no Curso de Artes Visuais da Unifap.
De minha parte, na posição de docente de arte e produtora cultural (artista) fica somente minha torcida de ver num futuro este projeto ressurgir, como a fênix que ressurge das cinzas!

Performance- 7 Salão- 2008

Ronne Dias
Série você é o que consome?
2008 - pintura 21 x 64 cm
nanquim e isopor de embalagem alimentos
Prêmio Incentivo 7ª Salão de Artes do SESC Amapá

Ghazia Brito
Indesejáveis e Necessários
Objeto -2010
Técnica- cera quente coletada em Salões de beleza da cidade.
Prêmio incentivo 8ª Salão de Artes do SESC Amapá.

Ronne Dias
“Escorço de Figura (in) Humana”
Categoria: Desenho
Ano de Execução: 2010
Técnica: Mista s/ papelão coletado nas ruas da cidade
Prêmio incentivo 8ª Salão de Artes do SESC Amapá.


Ghazia Brito. Título: Excremento Social. Instalação (latrina de madeira, imagens de assuntos sociais coletados em mídia impressa, espelho, e luzes). Medida: 0,40 cm x 45. Obra selecionada como participação do 9º Salão de Artes do SESC Amapá. Ano: 2012.


Ronne Dias. Hospedeiro.Chapa R-x e lápis preto s/ caixa de luz, 2012. Obra selecionada no 9º Salão de Arte do SESC-AP, ano 2012.
7 Salão- abertura-2008
7 Salão- abertura-2008
8 salão-público-2010
8 salão - público - 2010
8 salão - público-2010
8 salão- público-2010